Emergências Sistêmicas / Valéria Sanchez; Volmer Silva do Rêgo
×
Emergências Sistêmicas / Valéria Sanchez; Volmer Silva do Rêgo
Emergências Sistêmicas / Valéria Sanchez; Volmer Silva do Rêgo
R$ 69,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
- ISBN: 9786589805212 / Civilizações Transitórias em Diálogos Transculturais. Editora Anita Garibaldi. Ano 2022 - 312 páginas. Tamanho 21 x 14 cm. Livro novo. - Resumo: Em contexto de crise sistêmica na qual a pandemia da Covid-19 agudizou os impactos dos problemas estruturais do capitalismo contemporâneo, sendo sua expressão mais visível o aprofundamento das desigualdades sociais em todo o mundo, viu-se emergir também formas criativas de (re)organização social, de cooperação, de solidariedade para o enfrentamento de problemas, especialmente por populações mais vulnerabilizadas, dando mostras de resistência e resiliência para a construção de um futuro mais justo e inclusivo.

Impactados pelo ambiente de dor, mortes e escassez e sob as restrições impostas pelo necessário distanciamento social, um grupo heterogêneo formado por professores, psicólogos, psicanalistas, jornalistas, lideranças comunitárias e indígenas, produziram os capítulos que integram o livro “Emergências sistêmicas: civilizações transitórias em diálogos transculturais” proposto e organizado pela psicóloga Valéria Sanchez e pelo jornalista Volmer Silva do Rêgo, que será lançado no próximo dia 23, em evento às 16 horas, na Livraria Cultura, Conjunto Nacional, em São Paulo.

A diversidade de origens e trajetórias do(a)s autore(a)s, dos temas e abordagens escolhidos é certamente um dos elementos de força do livro, além do entendimento de que ele não é o resultado final, mas sim o início. Uma vez que também será lançado o Projeto de Ações Sistêmicas (PAS) que propõe um sistema de trocas contínuas, agregativas e colaborativas tendo cada território como locus a partir do qual ações transformadoras possam ser realizadas.

Cabe aqui uma nota sobre o artefato livro físico que, para além de sua força simbólica, mantém-se como meio de compartilhamento de ideias, conhecimentos e compromissos. Se a forma do livro físico vem cedendo aceleradamente espaço para o livro digital que, mudança que carrega o potencial de democratização do acesso, faz-se importante salientar que o que vem ocorrendo é uma reestruturação da respectiva cadeia de produção e distribuição através de grandes corporações que dominam os vários elos dessa cadeia, com destaque para a logística/distribuição (Amazon) e para as plataformas digitais comandadas pelas chamadas Bigtechs, que controlam as plataformas digitais. Nas margens do sistema, pequenas editoras e livrarias buscam resistir mantendo viva a produção independente e canais de distribuição. O livro Emergências Sistêmicas nasceu neste contexto.